Confira as regras estabelecidas pelas autoridades municipais.
A Prefeitura Municipal de Santos, autorizou a volta das atividades do comércio ambulante de Santos a partir da próxima segunda-feira (20), exceto na faixa de areia da orla, conforme estabelece o Decreto Municipal nº 9.004, publicado nesta quinta-feira (16) no Diário Oficial, com uma lista de protocolos para prevenção à Covid-19.
Durante a atividade, os vendedores terão de usar máscara facial e luvas descartáveis. No caso de comércio de alimentos, não poderá haver consumo no local e deverão ser descartáveis os copos, pratos e talheres oferecidos aos clientes, assim como as embalagens de molho e tempero. Mesas, cadeiras, bancos e guarda-sóis estão vetados.
![]() |
Imagem: Acervo Sempre em Santos. |
Fase amarela em vigor.
Na fase atual (amarela) do Plano São Paulo de retomada econômica, serão permitidas no máximo seis horas diárias de trabalho.
O decreto ainda determina distância mínima de dois metros entre cada ambulante, atendimento de uma pessoa por vez e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos.
Veja como fica o funcionamento nos bairros:
- Região Central (Valongo, Centro, Paquetá, Vila Nova e Vila Mathias): o horário será das 11h00 às 17h00 entre segunda e sexta-feira e das 9h00 às 15h00 aos sábados e domingos.
- Demais bairros: o atendimento ao público poderá ocorrer diariamente, das 13h00 às 19h00.
Caso a Cidade regresse às fases mais restritivas (laranja ou vermelha) do Plano São Paulo, o comércio ambulante voltará a ser suspenso.