Atletas da esgrima brasileira disputaram nos últimos dias o Campeonato Pan-Americano, no Paraguai, e conquistaram a medalha de bronze na categoria por masculina por equipes do florete.
Em uma disputa emocionante contra a Argentina, a equipe obteve o desfecho positivo, com o desempenho de Guilherme Toldo, Heitor Shimbo, Henrique Marques e Paulo Morais,
O duelo seguia complicado até que Toldo conseguiu mudar o placar para 45 a 41, sofrendo apenas um toque, que rendeu ao Brasil a medalha de bronze e também a vaga nos XIX Jogos Pan-Americanos de 2023, que devem acontecer em Santiago, no Chile.
![]() |
Imagem: BizziTeam/FIE |
Floretistas brasileiras qualificadas para 2023.
Na disputa feminina, a equipe brasileira ficou em Top 4 na disputa feminina da arma.
A esquadra feminina foi desclassificada após perder por apenas um toque para o Chile (44 a 43) , mas conseguiu a vaga para 2023 com o esforço de Bia Bulcão, Mariana Pistoia, Talia Calazans e Rafaella Gomes
Os melhores na categoria individual.
Na participação individual, o espadista brasileiro Athos Schwantes, terminou entre os oito melhores do torneio masculino depois de desafiar o venezuelano Rubén Limardo Gascon, campeão olÃmpico e bicampeão pan-americano. Acabou saindo da pista superado em 15 toques contra 8, ficando fora da disputa por medalhas, mas classificado para a prova individual de 2023.
![]() |
Imagem: BizziTeam/FIE |
Na categoria feminina, Amanda Simeão foi quem se destacou ao alcançar o quadro de 16.
Bianca Dantas, Renata Zettermann e Tabea Alves pararam todas no quadro de 64. Bianca foi superada pela venezuelana Eliana Lugo (15 a 5), Renata pela colombiana Oriana Tovar Karaindros (12 a 15) e Tabea pela cubana Thaila Noemi Martinez Penton (12 a 5).
Os momentos finais do Campeonato Pan-Americano de Esgrima acontecem nesta quarta-feira (8) com as provas de espada por equipe e a transmissão acontece pelo Canal OlÃmpico Paraguaio (https://www.youtube.com/c/CanalOl%C3%ADmpicoParaguayo), no YouTube.