Comitê Olímpico Brasileiro trabalha para embarcar, receber e acomodar todos os representantes para a disputa olímpica.
Gena Paula Castro - com informações do COB.
![]() |
Ana Sátila da canoagem/Imagem: Divulgação. |
Nesta edição, a delegação brasileira terá a participação de 31 medalhistas olímpicos, sendo 18 campeões: Arthur Zanetti, da ginástica artística; Thiago Braz, do atletismo; Rodrigo Pessoa, do hipismo saltos; Kahena Kunze, Martine Grael e Robert Scheidt, da vela; Bruninho, Douglas Souza, Fernanda Garay, Lucão, Lucarelli, Maurício Borges, Maurício Souza, Natália, Tandara e Wallace, do vôlei; Alison e Bruno Schmidt, do vôlei de praia.
A canoísta Ana Sátila que participa dos Jogos pela terceita vez, foi a primeira a desembarcar no país, há uma semana e afirmou:
“A caminhada foi muito desafiadora para os atletas. No início da pandemia, não conseguíamos treinar e passamos por muita dificuldade. Então, foi uma felicidade muito grande poder entrar no Japão depois de tudo isso e também especial ter sido a primeira a chegar aqui.”
O Comitê Olímpico do Brasil (COB), tem no momento equipes espalhadas por oito bases exclusivas, além de estruturas montadas na Vila Olímpica (que foi aberta neste dia 13) e em duas vilas satélites.
No total, o Time Brasil terá uma delegação recorde no Japão: 301 atletas, em 35 modalidades, maiores números da história do país em uma edição realizada no exterior.
Destes, 174 atletas farão sua estreia no maior evento multiesportivo do mundo.
Nos próximos dois dias, está prevista a chegada de outros 50 atletas, do handebol feminino e do vôlei em 14 de julho; e do taekwondo, hipismo adestramento e parte da equipe do judô, no dia 15.
A equipe brasileira será formada por 161 homens (53,5%) e 140 mulheres (46,5%). Nesta contagem não estão incluídos os 18 atletas “alternates” ( denominação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para eventuais substitutos em modalidades específicas).
Jorge Bichara, diretor de Esportes do COB não esconde o entusiasmo ao falar sobre o grupo:
"Temos uma delegação de qualidade, com atletas que conquistaram resultados expressivos nos últimos anos e que vão fazer seu melhor para trazer alegria e orgulho para a população brasileira. Essa é uma das nossas metas aqui. Mais do que trazer medalhas, trazer alegria para todos que nos acompanham. Viemos aqui buscar a melhor representação esportiva para o nosso país”, concluiu.