Você já usou os gestos de segurança no trânsito da iniciativa Faixa Viva?
Nas últimas semanas, a CET Santos (Companhia de Engenharia de Tráfego ) realizou ações educativas na Av. Presidente Wilson (altura da Galeria AD Moreira), também na orla, e, ainda, na Rua Vereador Álvaro Guimarães com a Rua Aniz Tranjan, na Zona Noroeste, desenvolvendo o trabalho de orientação, por período prolongado.
Nesta terça-feira, foi a vez da ação acontecer na Avenida Bartolomeu de Gusmão, no cruzamento com a Rua Januário dos Santos, na Aparecida e os operadores irão permanecer no local por cerca de 15 dias, sempre das 10h às 17h30, para que sejam conscientizados motoristas e pedestres que circulam pelos locais em vários horários do dia.
Imagens: Isabela Carrari/PMS. |
Desde 2011 - Implantada em 2011, a Faixa Viva tem como principal objetivo alertar para a prioridade da passagem do pedestre em pontos em que há faixa de travessia sem semáforo.
A mobilização estimula o caminhante a fazer o gesto do braço estendido como forma de pedir aos condutores a prioridade para transpor a via. Os operadores da CET ainda ressaltam ser necessário que o pedestre somente inicie a travessia quando todos os veículos pararem. Também orientam os motoristas para que, observando as condições de segurança do momento, atendam à solicitação dos pedestres.